Falar do futuro, pensar no futuro: este é um assunto que nos deixa fascinados! Gostaríamos de saber, ficamos curiosos, e tentamos prever o que vai nos acontecer amanhã, no próximo mês, no ano que vem... e daqui a 20, 30, 40 anos... Algumas pessoas são muito otimistas sobre o porvir, outras não se empolgam tanto com as possibilidades vindouras. Os otimistas se apegam especialmente ao desenvolvimento científico-tecnólogico e ao esplêndido crescimento econômico vividos pelo mundo nas últimas décadas, para embasar sua crença de que tudo pode e será muito melhor. Entre os pessimistas, a realidade atual - violência, miséria, poluição,
destruição do meio-ambiente, já demonstra um pequeno retrato do que nos aguarda no amanhã não tão distante assim; sendo que entre os pessimistas, existem aqueles que são os "profetas do apocalipse": estes sentem prazer em anunciar a destruição total do planeta, a catástrofe final. As nossas expectativas em relação ao futuro, em geral, podem ser frustradas por prognósticos "furados" pronunciados por "especialistas". Vejam alguns exemplos:
- "Não há razão para que alguém queira ter um computador em casa".
Ken Olson, presidente e fundador da Digital Equipment Corp. (DEC), fabricante de computadores mainframe computers, discutindo os computadores pessoais, em 1977.
- "A transmissão de documentos por cabos de telefone é possível, em princípio, mas o aparato requerido é tão caro que nunca irá se tornar uma proposta prática".
Dennis Gabor, físico britânico e autor de Inventing the Future, em 1962.
- "A televisão não vai durar porque, logo, as pessoas irão ficar cansadas de olhar para uma caixa de madeira todas as noites".
Darryl Zanuck, produtor de cinema da 20th Century Fox, em 1946.
- "O cavalo está aqui para ficar, mas o automóvel é apenas uma novidade, uma moda".
Presidente do banco de Michigan alertando o advogado de Henry Ford para não investir na montadora, em 1903.
Carro do futuro ?
- "Qualquer um familiarizado com o assunto vai reconhecer isso como um evidente fracasso"
Henry Morton, presidente do Instituto de Tecnologia Stevens, sobre a lâmpada elétrica de Thomas Edison, em 1880.
- "Por que estamos empolgados com Obama e por que ele não conseguirá vencer". Do livro do comentarista conservador Shelby Steele, de 2007.
Não há nada como a passagem do tempo para fazer as pessoas mais espertas do mundo parecerem totalmente ignorantes! A especulação sobre o futuro é sempre mais idealista do que realista. É muito difícil saber o que vai acontecer com a humanidade efetivamente... no entanto, as evidências do momento, indicam que o nosso futuro não será brilhante...
0 comentários:
Postar um comentário