Nessas duas décadas de globalização/modernização, sabores e aromas típicos de certas regiões do Brasil foram "descobertos" para outros lugares do país (e para o resto do mundo!), onde eram ignorados:
Açaí,
Bacuri e
Cupuaçu são palavras familiares para você ? Provalvelmente sim.
Cupuaçu, Bacuri, Açaí
São três frutas exóticas e de sabores singulares da região amazônica, norte e nordeste do Brasil. A mais "badalada" dessas três frutas é o Açaí, especialmente por ser muito apreciada por esportistas e adeptos de alimentos energéticos ou de sabores incomuns, moradores da região Sudeste do Brasil, mais especificamente do Rio de Janeiro.
Açaí
O açaizeiro é uma palmeira, com um tronco de até uns vinte metros de altura e bem fino, típica de lugares quentes, úmidos e alagados. Ela é bastante comum nas áreas banhadas por rios dos estados do Amazonas e Tocantins, além de ser parte da vegetação de todo o litoral nordeste/norte, a partir do estado da Bahia até o Pará. Ela produz de seis a oito cachos, com até 900 frutos. O açaí é colhido de uma forma bem peculiar: um escalador trança a palha do próprio açaizeiro, formando uma correia, prende-a nos pés, aperta contra o tronco e juntamente com o apoio das mãos, sobe a palmeira até a copa, onde corta o cacho, segura-o com as mãos e sem deixar que caia, trás os frutos cuidadosamente para o chão.
Coleta do Açaí
Como se prepara o açaí ? Numa visita ao
Pará, onde o açaí é muito apreciado desde sempre, antes de virar moda, um morador pode te explicar: coloca-se o açaí numa panela com água morna, mexe-se os frutos até soltar a pele e separar os caroços da polpa azul escura.
O açaí é altamente calórico, rico em ferro, cálcio, potássio e vitaminas do complexo B.
Preparados de Açaí
Açaí com tapioca
A polpa pode ser consumida com água, açúcar e
tapioca: uma "festa" deliciosa pros marombeiros... e também pra quem não é chegado em exercícios, mas curte sabores... Mas não é só isso: o açaí triturado e passado em uma peneira, vira um sensacional e nutritivo suco! Além de ser a base para sorvetes, doces e até condimentos...
Bacuri
E o Bacuri ? O bacuri é uma árvore ornamental com até uns 30 metros de altura. Sua copa tem a forma de cone invertido. A fruta, bem perfumada e de sabor agridoce, tem formato oval, casca bem grossa, de cor amarelada, quase do tamanho de uma laranja, e polpa viscosa, de cor branca. É muito utilizada para a produção de xaropes, geléias, compotas e sucos.
Bacurizeiro
E o Cupuaçu ? Bem, o cupuaçu é outra fruta exótica já bem famosa (não tanto quanto o açaí...), bastante conhecida e apreciada no Brasil e até no resto do mundo. O cupuaçu é da mesma família de árvores do cacau.
Cupuaçu
Sua polpa resulta numa manteiga semelhante a do cacau, sendo possível a produção de chocolate de cupuaçu. Essa característica foi o centro de um quase conflito diplomático: o cupuaçu foi objeto de uma "briga" recente, entre nós, brasileiros, e os japoneses, que dando uma de espertalhões (diante de nosso vacilo, claro...), tentaram registrar uma
patente de chocolate à base de polpa de cupuaçu. E daí ? E daí que se não derrubássemos o registro da tal patente, teríamos que pagar
royalties aos "japas" para comercializarmos o chocolate de cupuaçu... fruta essa que por acaso não existe em terras japonesas, só aqui em
Pindorama...
Cupuaçu e chocolate de cupuaçu
Mas voltando ao que interessa: o cupuaçu é natural da bacia amazônica, mas pode ser cultivado em qualquer parte do Brasil, sendo que está muito bem adaptado às condições do litoral do Espírito Santo. A fruta tem uma aparência felpuda, escura e oval, pesa entre um quilo e um quilo e meio, e tem cheiro forte, ao contrário da polpa, que é cheirosa. A polpa tem sabor ácido, e é excelente, especialmente, para a produção de sorvetes. E então ? Já experimentou essas maravilhas de sabor único ? Vai experimentar ? São brasileiras, únicas e exclusivas. Não foi à toa que o
Jorge Ben Jor e o
Wilson Simonal escreveram e cantaram:
"Moro num país tropical, abençoado por Deus
E bonito por natureza, mas que beleza..."
...e por falar em sabores:
Já comeu Graviola ?
Morango, canela, manga, abacaxi... indescritível o sabor da
Graviola! Poder ser qualquer um desses, pode ser a combinação deles, pode ser outros!
Graviola
A graviola é uma fruta de forma oval, casca eriçada, de cor verde e polpa ácida, de cor branca. É exclusiva dos trópicos, pois não se adapta aos climas frios. A fruta pesa aproximadamente cinco quilos, amadurece muito rapidamente, sendo de difícil conservação.
"Suco"de Graviola
Algumas pessoas acham a fruta ácida demais, e consomem sua polpa com adição de açúcar. A polpa da graviola, além de ser consumida in natura, serve para a produção de sorvetes e sucos. É mais uma fruta deliciosa, de sabor ímpar, de polpa suculenta! Experimente!