headerphoto

Santorini Blues

O título acima é o nome de um disco e de uma música d'Os Paralamas do Sucesso. Segundo o Herbert Vianna, a inspiração para o nome do álbum e para a letra da música veio de um dos lugares mais espetaculares do mundo, e que na época havia sido visitado pelo vocalista: a ilha grega de Santorini.

Mapa do arquipélago

Ao chegar ao porto de Santorini, a paisagem vai tirar seu fôlego: são incríveis penhascos que se erguem mais de trezentos metros acima do mar e casinhas brancas "dependuradas" sobre os despenhadeiros. Santorini surgiu a partir de um vulcão extremamente "irritadiço", que irrompeu numa erupção tão forte que se desintegrou completamente (por volta de 3.500 anos atrás) restando apenas a ilha que conhecemos hoje.

 Santorini

Essa explosão está bem evidente no formato único de Santorini: uma metade, do lado oriental do que antes era uma montanha; não há praias típicas; existem inúmeros penhascos, compondo uma paisagem ímpar. Especialistas dizem que o estrondo foi tão poderoso que atingiu outras partes da Europa, Ásia e África, derrubando prédios a até 150 km de distância; liberando toneladas de cinzas que bloquearam o sol durante vários dias em todo o Mediterrâneo, além de movimentar, jogando para os ares, mais de 80 quilômetros quadrados da ilha! Não sobrou nenhum ser vivo na região!

 Construções nos penhascos

Mesmo após esse apocalipse, pouco tempo depois a ilha voltou a ser habitada. Mas como o vulcão não iria "amansar" assim tão facilmente: entre os períodos de 198 a.C e 1950 d.C, voltaram a ocorrer pelo menos mais 14 erupções menores, sendo que em 1956, o vulcão destruiu praticamente todas as contruções na ilha.

 O lindo mar Egeu e suas águas azuis

 Indescritível!

Tudo foi reconstruído rapidamente e hoje em dia Santorini recebe milhares de visitantes, especialmente no verão. Além de Santorini, restaram as ilhas menores de Thirassia e Aspronisi, que é desabitada, Nea Kameni e Palea Kameni, que ainda possuem pequena atividade vulcânica.

 Tudo azul

 Detalhes: bonito

Na borda interna da ilha de Santorini só existem precipícios, não há declives suaves, portanto, as casas são construídas na rocha mesmo. Elas são feitas de forma que fiquem com sacadas sob os despenhadeiros, o que permite desfrutar de belíssimos pores-do-sol, além do visual indescritível do mar Egeu. Outra característica das construções em Santorini é o fato de as casas serem todas pintadas de branco, algumas com abóbadas azuis e formas assimétricas.

 É diferente!

Uma praia de Santorini

A ilha é realmente um passeio imperdível! Quem vai à Grécia e não visita Santorini, desperdiça pelo menos 50% da viagem...

Sabores Exóticos

Nessas  duas décadas de globalização/modernização, sabores e aromas típicos de certas regiões do Brasil foram "descobertos" para outros lugares do país (e para o resto do mundo!), onde eram ignorados: Açaí, Bacuri e Cupuaçu são palavras familiares para você ? Provalvelmente sim.

Cupuaçu, Bacuri, Açaí

São três frutas exóticas e de sabores singulares da região amazônica, norte e nordeste do Brasil. A mais "badalada" dessas três frutas é o Açaí, especialmente por ser muito apreciada por esportistas e adeptos de alimentos energéticos ou de sabores incomuns, moradores da região Sudeste do Brasil, mais especificamente do Rio de Janeiro.

Açaí

O açaizeiro é uma palmeira, com um tronco de até uns vinte metros de altura e bem fino, típica de lugares quentes, úmidos e alagados. Ela é bastante comum nas áreas banhadas por rios dos estados do Amazonas e Tocantins, além de ser parte da vegetação de todo o litoral nordeste/norte, a partir do estado da Bahia até o Pará. Ela produz de seis a oito cachos, com até 900 frutos. O açaí é colhido de uma forma bem peculiar: um escalador trança a palha do próprio açaizeiro, formando uma correia, prende-a nos pés, aperta contra o tronco e juntamente com o apoio das mãos, sobe a palmeira até a copa, onde corta o cacho, segura-o com as mãos e sem deixar que caia, trás os frutos cuidadosamente para o chão.

Coleta do Açaí

Como se prepara o açaí ? Numa visita ao Pará, onde o açaí é muito apreciado desde sempre, antes de virar moda, um morador pode te explicar: coloca-se o açaí numa panela com água morna, mexe-se os frutos até soltar a pele e separar os caroços da polpa azul escura. O açaí é altamente calórico, rico em ferro, cálcio, potássio e vitaminas do complexo B.

Preparados de Açaí


Açaí com tapioca

A polpa pode ser consumida com água, açúcar e tapioca: uma "festa" deliciosa pros marombeiros... e também pra quem não é chegado em exercícios, mas curte sabores... Mas não é só isso: o açaí triturado e passado em uma peneira, vira um sensacional e nutritivo suco! Além de ser a base para sorvetes, doces e até condimentos...

Bacuri

E o Bacuri ? O bacuri é uma árvore ornamental com até uns 30 metros de altura. Sua copa tem a forma de cone invertido. A fruta, bem perfumada e de sabor agridoce, tem formato oval, casca bem grossa, de cor amarelada, quase do tamanho de uma laranja, e polpa viscosa, de cor branca. É muito utilizada para a produção de xaropes, geléias, compotas e sucos.

Bacurizeiro

E o Cupuaçu ? Bem, o cupuaçu é outra fruta exótica já bem famosa (não tanto quanto o açaí...), bastante conhecida e apreciada no Brasil e até no resto do mundo. O cupuaçu é da mesma família de árvores do cacau.

Cupuaçu

Sua polpa resulta numa manteiga semelhante a do cacau, sendo possível a produção de chocolate de cupuaçu. Essa característica foi o centro de um quase conflito diplomático: o cupuaçu foi objeto de uma "briga" recente, entre nós, brasileiros, e os japoneses, que dando uma de espertalhões (diante de nosso vacilo, claro...), tentaram registrar uma patente de chocolate à base de polpa de cupuaçu. E daí ? E daí que se não derrubássemos o registro da tal patente, teríamos que pagar royalties aos "japas" para comercializarmos o chocolate de cupuaçu... fruta essa que por acaso não existe em terras japonesas, só aqui em Pindorama...

Cupuaçu e chocolate de cupuaçu

Mas voltando ao que interessa: o cupuaçu é natural da bacia amazônica, mas pode ser cultivado em qualquer parte do Brasil, sendo que está muito bem adaptado às condições do litoral do Espírito Santo. A fruta tem uma aparência felpuda, escura e oval, pesa entre um quilo e um quilo e meio, e tem cheiro forte, ao contrário da polpa, que é cheirosa. A polpa tem sabor ácido, e é excelente, especialmente, para a produção de sorvetes. E então ? Já experimentou essas maravilhas de sabor único ? Vai experimentar ? São brasileiras, únicas e exclusivas. Não foi à toa que o Jorge Ben Jor e o Wilson Simonal escreveram e cantaram:

"Moro num país tropical, abençoado por Deus
E bonito por natureza, mas que beleza..."
 
...e por falar em sabores:
 
Já comeu Graviola ?

Morango, canela, manga, abacaxi... indescritível o sabor da Graviola! Poder ser qualquer um desses, pode ser a combinação deles, pode ser outros!

Graviola

A graviola é uma fruta de forma oval, casca eriçada, de cor verde e polpa ácida, de cor branca. É exclusiva dos trópicos, pois não se adapta aos climas frios. A fruta pesa aproximadamente cinco quilos, amadurece muito rapidamente, sendo de difícil conservação.

"Suco"de Graviola

 Algumas pessoas acham a fruta ácida demais, e consomem sua polpa com adição de açúcar. A polpa da graviola, além de ser consumida in natura, serve para a produção de sorvetes e sucos. É mais uma fruta deliciosa, de sabor ímpar, de polpa suculenta! Experimente!

Todo Mundo Usa Drogas...

A generalização do título acima é muito utilizada por "apreciadores" de drogas diversas, ilegais ou não, no intuito de levar novatos a experimentar tais substâncias. A frase "todo mundo usa drogas..." não deixa de ser uma verdade no contexto da sociedade atual onde grande parte das pessoas se utiliza de diversas substâncias químicas, naturais e sintéticas, para alterar seu estado de humor e percepção. O termo "droga" é muito abrangente: serve para descrever desde medicamentos e cigarros, passando pelo álcool (que são legais, permitidos pela lei) até a maconha, cocaína, ecstasy e outras substâncias enquadradas como proibidas na legislação.

Drogas

Os medicamentos, os de uso controlado, que exigem receituário médico, podem viciar, como é sabido por todos, e isso vem escrito nas respectivas embalagens, portanto podemos dizer que são de "difícil" acesso (ai, ai...)... mas o álcool e o cigarro não exigem qualquer "prescrição", são facilmente encontrados em qualquer lugar: supermercados, padarias, bancas de revista... O álcool usado com moderação, não causa, ou pelo menos não deveria, causar problemas. Mas as bebedeiras habituais além de provocarem, no médio e longo prazo, graves problemas de saúde, no curto prazo, diante das alucinações causadas nos viciados, promove comumente gravíssimos acidentes de trânsito, brigas e discussões, que geralmente terminam em mortes e ferimentos físicos e de ordem psicológica.

Álcool

No caso do cigarro, além de não ter como usar com "moderação", qualquer quantidade dele é ruim e extremamente viciante. Ele mata quatro milhões de viciados por ano, segundo a OMS, além de deixar uma quantidade imensa de pulmões lesionados, com câncer, corpos com doenças coronarianas agravadas pelo fumo, dentes horrivelmente amarelos, roupas, hálito e ambientes fétidos... mesmo assim, muitas pessoas acham perfeitamente válido e aceitável o ato de fumar...

Fumo

Até aqui vimos as principais e mais óbvias drogas legais, existem muitas outras, não trataremos delas aqui nesse momento... Mas o que é realmente impressionante, pelo fato de serem proibidos, é a variedade (substâncias primárias e derivadas) e facilidade de se adquirir narcóticos: LSD, maconha, cocaína, ecstasy, crack, lança-perfume, ópio, heroína etc. Essas drogas ilícitas, facilmente encontrados nas ruas das cidades, praticamente em qualquer esquina ou "festinha" de gente "moderna", são a principal causa da maioria dos crimes praticados hoje no mundo, destroem milhões de vidas por meio de morte literal e incapacitação física e mental dos viciados e pessoas próximas. Por que é tão comum o uso de tais substâncias, mesmo sabendo dos comprovados danos que causam ? A pressão de amigos, conhecidos e colegas usuários é sem dúvida um dos principais fatores. Outra grande influência vem de músicos, atores/atrizes, filmes e seriados que eventualmente promovem como algo positivo o uso "recreativo" de drogas ilegais (realmente é muito comum o envolvimento de famosos com o mundo das drogas ilícitas... o pior é que a imagem dessas pessoas, suas atitudes, suas opiniões, boas ou ruins, causam grande impacto em seus seguidores/admiradores...).

A pressão

Outros fatores que levam ao uso/vício de drogas são a desilusão, a depressão e a falta de objetivos na vida. Dificuldades nos relacionamentos sociais também podem ser o estopim para o vício: a pessoa acredita que fica mais "solta", mais sociável, usando tais substâncias. E tem aqueles que gostam mesmo do vício... Pelo pouco exposto aqui, vemos que o problema é grave e afeta profundamente até mesmo aqueles que não se utilizam desse tipo de "recreação". Alguma solução ? As drogas são um grande negócio, geram fortunas fabulosas: são bilhões e bilhões de dólares circulando nesse "mercado". O mundo não vai mudar. Vai continuar opressivo e desafiador. As pessoas são naturalmente egoístas, e estão ficando cada vez piores em seu comportamento. Elas também não vão mudar.

Vício e demência 

Mesmo a legalização das substâncias ilícitas mais comuns e "menos" danosas não resolveria a questão: as drogas causam demência, pessoas dementes são dementes porque perderam a "razão", e não dá pra argumentar com gente assim... Continuaremos tendo indivíduos incontrolavelmente viciados e fazendo qualquer coisa, qualquer coisa mesmo, pra satisfazer sua vontade. Concluo pelo pior dos mundos: problema insolúvel.

O Que Tem na Polônia ?

O mundo é tão grande, e existem tantas opções de lugares pra se conhecer, que ficamos um tanto quanto perdidos e nem prestamos atenção em certas regiões do planeta. A Polônia, por exemplo, é um desses locais que quase não nos damos conta da existência... Mas será que não tem nada lá ? O que tem de interessante na Polônia ? Talvez somente o fato do Karol Józef Wojtyła, mais conhecido como João Paulo II, ter nascido por lá... ledo engano! Tem muitas coisas a serem vistas e curtidas nesse país! Por exemplo ? Normalmente as paisagens do interior da Polônia são verde-escuras, com a presença de muita terra cultivada, campos e florestas. Mas você ficará surpreso ao ver as interessantes dunas do litoral polônes.

Dunas

Elas se estendem por aproximadamente 18 quilômetros na costa do mar Báltico e fazem parte do Parque Nacional de Slowinski. Esse parque é formado pelo mar, lagos, rios, dunas, florestas, turfeiros e prados, tornando-se um interessante conjunto de diversificados ecossistemas. Sendo que na Europa, é o único lugar onde podemos encontrar dunas integradas com lagos e florestas. As areias que formam essas colinas, podem apresentar a cor cinza ou branca (essa última, torna a duna mais imponente).

Dunas, floresta e mar

Não se sabe exatamente de onde veio a areia que forma as dunas, acredita-se que as tribos antigas que viveram na região e depois os moradores da Idade Média, colaboraram fortemente para o surgimento desse "deserto" ao destruirem as florestas que ocupavam o lugar. O mar também dá sua contribuição, por provocar erosão nos rochedos presentes ao longo do litoral báltico, e depois empurrar a areia resultante do processo, diretamente para o "parque das dunas".

Praia

Apesar de parecer um deserto, o Parque Nacional de Slowinski não é inóspito, tem muita vida silvestre e muita água: 55% do parque é composto de rios, lagos e riachos. O lago Lebsko é o maior deles, tendo aproximadamente 71 quilômetros quadrados e até 6 metros de profundidade. No Parque vivem 900 tipos de plantas, inclusive orquídeas; 260 espécies de aves: gaivotas-de-cabeça-negra, andorinhas-do-mar-comuns, mergulhões-de-crista, mergansos, bufos-reais etc.; e outros animais: veados-europeus, corços, javalis, lebres, cães-mapaches...

Trilha

O único meio de locomoção autorizado dentro do Parque Nacional de Slowinski é a caminhada: no local são 140 quilômetros de trilhas que permitem conhecer todos os tipos de habitats existentes ali: florestas, dunas, prados, charnecas, pântanos...

Lago


Prado

Os lagos possuem belvederes (termo italiano que se refere a qualquer estrutura construída com o objetivo de se poder usufruir da vista) e torres de observação. As praias têm quilômetros de areia branquinha. O outono e o inverno são os períodos onde o visitante poderá observar o fenômeno das "dunas fumantes": ventos fortes levantam nuvens de areia no alto das dunas, causando a impressão de fumaça subindo aos céus, além de gerarem o som que os poloneses chamam de "o canto das dunas". 


Pântano


Pôr do Sol

Esse parque está localizado na costa central da Polônia, próximo à cidade de Rowy (aproximadamente 25km). A entrada não é gratuita. No site http://www.slowinskipn.pl/ você poderá obter maiores informações. Se você for à Europa, gostar da natureza, de caminhadas, essa poderá ser uma visita diferente e mais uma opção de passeio...

Pesquisar este blog

BlogBlogs.Com.Br