Sakura
É impressionante, impossível não prestar atenção em uma cerejeira carregada de flores, sem nenhuma folha, apenas flores, refletindo a luz do sol, em seu brilho branco-rosado. E um bosque inteiro formado apenas de árvores cerejeiras floridas é uma das vistas mais incrível de ser apreciada! Nas montanhas Yoshino, no Japão, existem quatro bosques ocupados por mais de 100 mil árvores da espécie. São tantas, que dá a impressão que as montanhas estão cobertas de neve. Os japoneses chamam o efeito de neve rosada de sakura fubuki (nevada da flor de cerejeira). Normalmente os cultivadores da cerejeira plantam as árvores de forma a conseguirem diversos efeitos visuais: em fileiras paralelas, por exemplo, elas formam um "túnel" com abóbadas branco-rosa, e muitas pétalas caídas no chão, formando um tapete rosado.
Neve rosa
Pena que a cena dura pouco, porque a floração da cerejeira é muito breve: as flores morrem em no máximo três dias. Mas, pra compensar, no Japão ocorrem diversas floradas: a primeira acontece em janeiro, em Okinawa, e a última termina em maio, em Hokkaido, ou seja, na direção sul - norte do arquipelágo japonês. Pode ter certeza que em algum ponto das ilhas, durante esse período, você vai encontrar as cerejeiras floridas! Esse "movimento" da floração da cerejeira é noticiado até pela televisão japonesa! Milhares de japoneses vão para os locais onde as árvores estão florescendo no momento. Esse costume é conhecido como hanami (ver as flores) e é bem antigo: nos anos 794-1185 já existiam festas com o objetivo de praticá-lo.
Piquenique Sakura
Nos dias atuais, os japoneses fazem piqueniques sob a copa das cerejeiras. O costume de observar a sakura é levado tão a sério, que algumas empresas japonesas promovem eventos para seus funcionários nos bosques floridos. Realmente a flor de cerejeira é um fenômeno: tão frágil, mas tão poderosa, a ponto de mudar o comportamento de um país inteiro!
Sakura Fubuki
No Brasil, devido a grande comunidade japonesa presente no país, são realizados diversos e animados eventos, atraindo milhares de turistas e admiradores para locais como o Parque do Carmo e Horto Florestal do Estado (Parque Estadual Alberto Löfgren), na capital paulista, Sakura Home de Campos do Jordão, e em diversas outras cidades onde a comunidade nipônica esteja presente: Garça, Piedade, Suzano, Atibaia, em São Paulo, Apucarana no Paraná, Frei Diogo em Santa Catarina.
6 comentários:
Lindas flores!Eu não que a flor da cerejeira se chamava sakura,gostei de saber.
Cecil
Essas flores são realmente lindas. Obrigado por seu comentário.
A Sakura é uma linda e delicada flor, e já tive o privilégio de ver lindas fotos tiradas pela nossa amiga Nakamura. Abraços. Roniel.
Não é à toa paixão dos japoneses, Roniel... Obrigado por sua mensagem.
São realmente um espetáculo.
Abraços forte
Lindas. Obrigado por ler meu artigo.
Postar um comentário