Draisiana
Os pedais somente foram acrescentados em 1839 pelo ferreiro, de origem escocesa, Kirkpatrick Macmillan. Os pedais inicialmente foram conectados na roda traseira. Essa inovação impulsionou a grande popularidade do transporte em duas rodas, pois agora o veículo ganhara autopropulsão, exigindo apenas um pequeno esforço físico do usuário.
Modelos de bicicletas
Logo após a implantação da idéia do escocês, os franceses Pierre e Ernest Michaux, pai e filho, mudaram a posição dos pedais para a roda dianteira, dando origem ao velocípede (latim: velox + pedis = veloz + pé), que tornou o veículo ainda mais rápido e fácil de operar.
Biciclo ou Penny-Farthing
Uma outra inspiração que resultou em aumento da velocidade do veículo de duas rodas foi a ampliação do tamanho da roda dianteira. Surgiu daí o biciclo, ou penny-farthing (roda grande = moeda grande = pêni, e roda pequena = moeda pequena = farthing = um quarto de pêni), desenvolvido na Inglaterra. A roda dianteira do biciclo era imensa: tinha 1,50 metro de diâmetro, enquanto a roda traseira era bem pequena. Após o surgimento do biciclo, veio a bicicleta de segurança, que oferecia a versatilidade daquele, mas com o centro de gravidade mais baixo e rodas do mesmo tamanho, proporcionando um manejo mais seguro, com menor risco de acidentes. Foi o inglês Henry Lawson, por volta de 1879, que adicionou a corrente à roda traseira do veículo, modelo que ficou conhecido como bicyclette e com as características básicas que perduram até os dias atuais.
Bicicleta
Variedade de modelos
As bicicletas são silenciosas, não-poluentes, em pequenas distâncias são mais agéis e rápidas que os veículos automotores, além de propiciarem diversão e prática de exercício físico, colaborando para uma vida mais saudável. Usar a bicicleta no dia-a-dia protege contra doenças cardiovasculares, proporciona bem-estar, pois o exercício envolvido aciona a liberação de endorfinas, melhorando o humor do usuário. Também ajuda a queimar aproximadamente 210 calorias a cada trinta minutos de pedaladas moderadas (isso pode colaborar muito pra você ficar com aquele corpinho lindo que tanto almeja...).
Versatilidade: trabalho e lazer
Esportividade
Claro que em algumas cidades não é muito seguro andar de bicicleta: os motoristas não respeitam os ciclistas, e dependendo do modelo de bike que você estiver usando, se muito caro e chamativo (as vezes até os modelos baratinhos são alvo...), poderá ser vítima de assaltos... mas a positividade presente na utilização de bicicletas como meio de locomoção, pelo menos em distâncias curtas, compensa tais contra-tempos. Se resolver usar a bike como veículo mais usual em sua rotina diária, lembre-se de usar capacete e acessórios de segurança, na bicicleta: retrovisor, laternas, refletores nos pedais... Mantenha sua bike sempre em bom estado: limpa e bem revisada. E agora... Pedala, Robinho! Literalmente!
3 comentários:
Rsrsrsrs!! As primeiras bicicletas eram horríveis!
Eu gosto de andar de bicicleta só que com compania, porque sozinha não dá!
Sabe, eu gostei daquele modelo de bicicleta lá em cima que vão duas pessoas... Sempre quis andar numa dessas, será que ainda existe?
Andar de bicicleta é muito bom! O modelo para dois ainda existe, sim! E tem modelos para até 5 pessoas...
isso ai,vamos pedalar!
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