headerphoto

Café Expresso

Um café expresso bem preparado, é o máximo em café! A preparação cuidadosa amplifica e exibe as melhores características do grão. O vapor ou a água quente, sob pressão, passam pelo pó e resultam numa aromática e saborosa bebida.

Delícia...

Inicialmente somente era possível tomar um café expresso em cafeterias especializadas, mas agora as pessoas podem reproduzir isso em casa por meio das máquinas de café expresso domésticas.

Cafeteria doméstica

Para resultar em um líquido delicioso, é necessário que os grãos sejam perfeitamente selecionados e classificados na origem, bem antes da torrefação, porque cada tipo de grão de café tem qualidades distintas, bem marcantes, e que contribuirão para o sabor/aroma da mistura. Portanto, ao adquirir o moído de café, deve-se verificar a origem, quem produziu o pó, e se o torrefador é criterioso na escolha dos grãos. Muitos torrefadores fazem testes que duram meses, para encontrar a combinação ideal de sabor/aroma nos grãos. Produzir o moído de café, o pó de café, adequado para o "expresso", exige bastante experiência, pois modifica muito as características químicas do grão. Os frutos são postos para girar no torrefador e se expandem quando a água e o dióxido de carbono em seu interior são aquecidos. Isso faz com que as paredes das células do grão se rompam, provocando a liberação de óleos aromáticos, que por sua vez, definirão o resultado final: aroma e sabor irresistível.

Irresistível!

O torrefador experimentado sabe o tempo e a temperatura adequados na produção do moído. Após um ou dois dias de preparado, o pó do café atinge o  melhor sabor e aroma, pois os óleos de sua composição ficam estáveis e prontos para serem extraídos no preparo do "expresso". Para o "expresso" ficar perfeito, o pó do café deve ser moído corretamente: um pó grosso, resultará em um "expresso" ralo e aguado; o pó muito fino, resultará em gosto amargo e de queimado.

Sabores e aromas

O "expresso" perfeito é uma simples questão de errar ou acertar, é necessária alguma persistência: aromático, com creme espesso, aveludado e consistente. Tem gente que prefere não misturar nada ao café, outros acrescentam leite quente, criando o capuccino, o latte, o macchiato... e você, como prefere ?

4 comentários:

Anônimo disse...

Hum,adoro um cafezinho expresso forte e encorpado.
Cecil

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Delícia mesmo! Obrigado por sua mensagem.

Anônimo disse...

aqui no brasil...tenho mta dificuldade de encontrar um bom café expresso moido...ja no meu país encontro muito...aqui muito pouco ou de má qualidade...

Postar um comentário

Pesquisar este blog

BlogBlogs.Com.Br