headerphoto

Toledo - Cultura Medieval

Bem no centro da Espanha, a apenas 72 km de Madri, existe uma colina feita de granito, com despenhadeiros esculpidos pelo rio Tejo; neste lugar surgiu a cidade de Toledo. Esta cidade, por meio de suas ruas estreitas e sinuosas, leva o visitante diretamente para a Idade Média. Tudo na cidade conserva seu ar medieval - portões, castelos, pontes - testemunhando uma época em que Toledo era uma das mais importantes cidades da Europa. Mas Toledo não parece ser européia. Uma olhada com atenção, e o visitante percebe nos monumentos e nas obras de arte, uma cidade que absorveu a cultura de outras civilizações no decorrer dos séculos.

Ruas de Toledo

Antes dos romanos, os celtas e os iberos já haviam construído cidades no lugar onde hoje está Toledo. Os romanos chamavam a cidade de Toletum - do latim tollitum, que quer dizer "levantado no alto". Os visigodos conquistaram a Espanha, após a derrocada do Império Romano, e tornaram Toledo sua capital. Enfim, a localização estratégica, tornava a cidade muito interessante para os invasores/conquistadores.

Toledo, Espanha

Toledo foi um importante centro religioso, mesmo quando ficou sob o domínio dos muçulmanos, que toleravam a coexistência das culturas cristã, judaica e moura.
A cidade é considerada patrimônio mundial. Possui mais de 100 monumentos. As duas pontes que dão acesso a Toledo, pelo lado leste e pelo lado oeste, são impressionantes, assim como a fortaleza de Alcázar, hoje ocupada pelo Museu do Exército e uma biblioteca. Muito interessante, também, é o portão Puerta Nueva Bisagra, que dá acesso a antiga cidade murada. A imensa catedral gótica, que domina o centro da cidade, e outras igrejas menos imponentes, abrigam pinturas bellíssimas de um ilustre ex-morador: Doménikos Theotokópoulos, ou, como é mais conhecido, El Greco.

Toledo e o Rio Tejo

Com certeza, a vista da cidade, à partir das colinas do sul, é majestosa, mas o melhor jeito de apreciar a beleza e o charme de Toledo, é andando por suas ruas: pitorescas travessas, construções antigas, lojinhas de souvenirs. E como nada dura para sempre, antes de ir embora de Toledo, deve-se assistir o pôr-do-sol na margem sul do rio Tejo.

3 comentários:

Unknown disse...

O entardecer na cidade é incrível, dentro ou fora das muralhas. Andar pela catedral é como mergulhar na história e há ainda o artesanato em damasquinaria que não pode deixar de ser visto.
É um passeio imperdível.

Unknown disse...

É realmente diferente. Muito bonita.

Anônimo disse...

Morei la 6 meses que saudades!

Postar um comentário

Pesquisar este blog

BlogBlogs.Com.Br