headerphoto

Santorini Blues

O título acima é o nome de um disco e de uma música d'Os Paralamas do Sucesso. Segundo o Herbert Vianna, a inspiração para o nome do álbum e para a letra da música veio de um dos lugares mais espetaculares do mundo, e que na época havia sido visitado pelo vocalista: a ilha grega de Santorini.

Mapa do arquipélago

Ao chegar ao porto de Santorini, a paisagem vai tirar seu fôlego: são incríveis penhascos que se erguem mais de trezentos metros acima do mar e casinhas brancas "dependuradas" sobre os despenhadeiros. Santorini surgiu a partir de um vulcão extremamente "irritadiço", que irrompeu numa erupção tão forte que se desintegrou completamente (por volta de 3.500 anos atrás) restando apenas a ilha que conhecemos hoje.

 Santorini

Essa explosão está bem evidente no formato único de Santorini: uma metade, do lado oriental do que antes era uma montanha; não há praias típicas; existem inúmeros penhascos, compondo uma paisagem ímpar. Especialistas dizem que o estrondo foi tão poderoso que atingiu outras partes da Europa, Ásia e África, derrubando prédios a até 150 km de distância; liberando toneladas de cinzas que bloquearam o sol durante vários dias em todo o Mediterrâneo, além de movimentar, jogando para os ares, mais de 80 quilômetros quadrados da ilha! Não sobrou nenhum ser vivo na região!

 Construções nos penhascos

Mesmo após esse apocalipse, pouco tempo depois a ilha voltou a ser habitada. Mas como o vulcão não iria "amansar" assim tão facilmente: entre os períodos de 198 a.C e 1950 d.C, voltaram a ocorrer pelo menos mais 14 erupções menores, sendo que em 1956, o vulcão destruiu praticamente todas as contruções na ilha.

 O lindo mar Egeu e suas águas azuis

 Indescritível!

Tudo foi reconstruído rapidamente e hoje em dia Santorini recebe milhares de visitantes, especialmente no verão. Além de Santorini, restaram as ilhas menores de Thirassia e Aspronisi, que é desabitada, Nea Kameni e Palea Kameni, que ainda possuem pequena atividade vulcânica.

 Tudo azul

 Detalhes: bonito

Na borda interna da ilha de Santorini só existem precipícios, não há declives suaves, portanto, as casas são construídas na rocha mesmo. Elas são feitas de forma que fiquem com sacadas sob os despenhadeiros, o que permite desfrutar de belíssimos pores-do-sol, além do visual indescritível do mar Egeu. Outra característica das construções em Santorini é o fato de as casas serem todas pintadas de branco, algumas com abóbadas azuis e formas assimétricas.

 É diferente!

Uma praia de Santorini

A ilha é realmente um passeio imperdível! Quem vai à Grécia e não visita Santorini, desperdiça pelo menos 50% da viagem...

1 comentários:

disse...

Olá. Qual o nome dessa praia da última foto? Obrigada.

Postar um comentário

Pesquisar este blog

BlogBlogs.Com.Br