headerphoto

Pedala Robinho!

Pedala Robinho! Esse é um bordão muito utilizado para descrever as jogadas típicas do atleta do futebol santista conhecido como Robinho. Mas "pedalar" envolve muito mais do que apenas um lance técnico do futebol (que muitas vezes não resulta em gol, é apenas "bonito", diga-se de passagem...). Pedalar, em seu significado mais literal, pode ser uma diversão muito saudável e que colabora para a conservação do meio-ambiente, pois envolve a utilização de um dos veículos mais baratos que existe, que permite a locomoção mais rápida em muitas áreas urbanas, e é não-poluente: a bicicleta. A bicicleta foi inventada pelo alemão Barão Karl von Drais. Ele criou um engenho, bem rudimentar, parecido com um patinete, lá pelos anos 1817. Esse engenho foi batizado com o estranho nome de "Draisiana", e consistia em duas rodas, assento e guidão, e não tinha pedais.

 Draisiana

Os pedais somente foram acrescentados em 1839 pelo ferreiro, de origem escocesa, Kirkpatrick Macmillan. Os pedais inicialmente foram conectados na roda traseira. Essa inovação impulsionou a grande popularidade do transporte em duas rodas, pois agora o veículo ganhara autopropulsão, exigindo apenas um pequeno esforço físico do usuário.

 Modelos de bicicletas

Logo após a implantação da idéia do escocês, os franceses Pierre e Ernest Michaux, pai e filho, mudaram a posição dos pedais para a roda dianteira, dando origem ao velocípede (latim: velox + pedis = veloz + pé), que tornou o veículo ainda mais rápido e fácil de operar.

 Biciclo ou Penny-Farthing

Uma outra inspiração que resultou em aumento da velocidade do veículo de duas rodas foi a ampliação do tamanho da roda dianteira. Surgiu daí o biciclo, ou penny-farthing (roda grande = moeda grande = pêni, e roda pequena = moeda pequena = farthing = um quarto de pêni), desenvolvido na Inglaterra. A roda dianteira do biciclo era imensa: tinha 1,50 metro de diâmetro, enquanto a roda traseira era bem pequena. Após o surgimento do biciclo, veio a bicicleta de segurança, que oferecia a versatilidade daquele, mas com o centro de gravidade mais baixo e rodas do mesmo tamanho, proporcionando um manejo mais seguro, com menor risco de acidentes. Foi o inglês Henry Lawson, por volta de 1879, que adicionou a corrente à roda traseira do veículo, modelo que ficou conhecido como bicyclette e com as características básicas que perduram até os dias atuais.

 Bicicleta

 Variedade de modelos

As bicicletas são silenciosas, não-poluentes, em pequenas distâncias são mais agéis e rápidas que os veículos automotores, além de propiciarem diversão e prática de exercício físico, colaborando para uma vida mais saudável. Usar a bicicleta no dia-a-dia protege contra doenças cardiovasculares, proporciona bem-estar, pois o exercício envolvido aciona a liberação de endorfinas, melhorando o humor do usuário. Também ajuda a queimar aproximadamente 210 calorias a cada trinta minutos de pedaladas moderadas (isso pode colaborar muito pra você ficar com aquele corpinho lindo que tanto almeja...).

 Versatilidade: trabalho e lazer

Esportividade

Claro que em algumas cidades não é muito seguro andar de bicicleta: os motoristas não respeitam os ciclistas, e dependendo do modelo de bike que você estiver usando, se muito caro e chamativo (as vezes até os modelos baratinhos são alvo...), poderá ser vítima de assaltos... mas a positividade presente na utilização de bicicletas como meio de locomoção, pelo menos em distâncias curtas, compensa tais contra-tempos. Se resolver usar a bike como veículo mais usual em sua rotina diária, lembre-se de usar capacete e acessórios de segurança, na bicicleta: retrovisor, laternas, refletores nos pedais... Mantenha sua bike sempre em bom estado: limpa e bem revisada. E agora... Pedala, Robinho! Literalmente!

3 comentários:

Eu disse...

Rsrsrsrs!! As primeiras bicicletas eram horríveis!
Eu gosto de andar de bicicleta só que com compania, porque sozinha não dá!
Sabe, eu gostei daquele modelo de bicicleta lá em cima que vão duas pessoas... Sempre quis andar numa dessas, será que ainda existe?

Unknown disse...

Andar de bicicleta é muito bom! O modelo para dois ainda existe, sim! E tem modelos para até 5 pessoas...

Bruno Mangilli disse...

isso ai,vamos pedalar!

Postar um comentário

Pesquisar este blog

BlogBlogs.Com.Br