headerphoto

Rocky Mountains

Os americanos são no minímo estranhos... aliás, falando claramente, são muito preconceituosos, xenófobos e metidos! É por isso que muita gente nem pensa em visitar os Estados Unidos! É muito difícil conseguir o visto pra entrar na América. O fator, que deve muito em objetividade, "fui ou não fui com a sua cara" pesa demais na decisão do consulado americano na hora de conceder o carimbo. Mas uma viagem à terra do Tio Sam pode ser muito interessante. Além de realizações humanas impressionantes, lá existem muitas paisagens naturais diferenciadas, talvez únicas no mundo.

Tio Sam

As Montanhas Rochosas ou Rocky Mountains são um dos incríveis acidentes naturais que ocorrem no país e deixam o turista com a sensação de que valeu muito a pena a visita. As Montanhas Rochosas prolongam-se por mais de 4.800 quilômetros, a partir do norte da Columbia Britânica, no Canadá, até o Novo México, no Estados Unidos.

Parque Nacional Grand Teton

O trecho objeto deste artigo é o localizado no estado de Wyoming, nos Estados Unidos: sol forte, ofuscante, e ar fresco, é assim que começa a visita às Montanhas Rochosas, em Wyoming. Depois de uma viagem de quase 2800 quilômetros, de carro, aproveitando as excelentes estradas americanas, e bucólicas paisagens do caminho, desde Miami (leste) ao estado de Wyoming (oeste), chega-se ao "Parque Nacional de Grand Teton (é possível ir de avião até a Jackson Hole, no Wyoming, e depois ir de carro até o Parque, a viagem é bem mais curta: apenas 89 km de distância...).

Lago Jenny

A vista é deslumbrante, e é uma ótima idéia preparar algo para comer: um café da manhã, um almoço ou talvez um quase "jantar" de fim da tarde, dependendo do horário da chegada, claro...(nessa sugestão de viagem, o turista deve levar material de acampamento). Ficar comendo, às margens do lago Jenny, e apreciando o cenário é ótimo para relaxar, e descansar da longa viagem rodoviária.

As Montanhas Rochosas

Neste trecho das Montanhas Rochosas a paisagem é majestosa e o seu ponto mais alto é o pico Grand Teton, com aproximadamente 4.200 metros de altura, e rodeado de outras elevações que ultrapassam os 3.700 metros de altura. O lado oriental das Montanhas, ou seja, vindo da costa leste dos Estados Unidos, pelas planícies, é de onde se tem as melhores imagens da cordilheira Teton.

 O lago Jenny pela manhã

O lago Jenny, tem origem glacial, e fica bem nos sopés das magnifícas montanhas. O raiar do sol nesse lago é muito bonito. Fotografar a paisagem, logo nas primeiras horas da manhã, gera imagens sensacionais: é um festival de tons rosados e dourados nas faces dos montes e no reflexo das águas do lago. E sem muito esforço, no mesmo cenário, é até possível incluir na fotografia o belíssimo cervo-orelhudo...

O Cervo-Orelhudo

O Parque Nacional de Grand Teton é bem propício à prática de trekking. Fazendo uma curta viagem de barco através do lago Jenny, chega-se a uma trilha que leva ao Inspiration Point. A trilha é bem íngreme e a bela floresta ao seu redor tem um clima muito frio. Lá no alto, no fim da trilha, já fora da floresta, chega-se ao Inspiration Point, de onde se avista um tapete azul-safira: é o lago Jenny em toda a sua extensão! O lago se destaca na paisagem como uma jóia caprichada! Mas não é só isso: bem acima dos visitantes se projetam as agulhas do Cathedral Group, que é o principal conjunto de picos afilados da cordilheira Teton. Impressionante! Dando continuidade ao trekking, após o Inspiration Point, a trilha fica mais amena, bem plana, e vai se inserindo no canyon Cascade.

Canyon Cascade

Esse canyon é formado por grandes rochedos, bem altos, e lindas cachoeiras, além da floresta peculiar. Aqui é relativamente fácil avistar o alce-americano, ilustre morador do local.

Alce-Americano

Outro animal fascinante que ocupa a região é a imensa águia-calva, símbolo dos Estados Unidos. A visão da águia-pesqueira também emociona, especialmente quando em ação, caçando, ou melhor pescando nos lagos do Parque.

A Águia-Calva

A Águia-Pesqueira

Tem ainda as manadas de bisões: enormes e muito peludos. Causam temor e admiração nos turistas.

O Bisão

O Parque Nacional Grand Teton é muito bem organizado e administrado. Procura manter seus visitantes bem informados e orientados por meio da publicação e disponibilização de diversos prospectos sobre o local, além de oferecer visitação em grupos guiada por profissionais especializados em história natural, que esclarecem as dúvidas e curiosidades dos visitantes sobre as origens do parque, sua fauna e flora. Realmente o Parque Nacional Grand Teton é uma visita imperdível. Para maiores informações, visite o site: http://www.nps.gov/grte/index.htm

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

BlogBlogs.Com.Br