headerphoto

Norte Coreanos Ganham do Brasil!

O título desse artigo é emblemático: é uma verdade ? Dá pra confiar ? Depende do ponto de vista: na Coréia do Norte, "governada" ou mantida em cativeiro pelo "interessante" ou asqueroso (tanto faz, depende do ponto de vista: tenho um colega que se diz comunista, que tem clara preferência pelos termos entre aspas...) Kim Jong-II, é muito provável que essa tenha sido a notícia dada ao povo (escravos ?) norte-coreanos.

Nem tudo que parece... é!


A História é confiável ?

É possível confiar em tudo o que nos é apresentado, especialmente no caso do passado mais remoto ? Sabermos o que aconteceu ontem, há uma década ou em priscas eras, quais foram os acontecimentos formadores da História, nos dão a interessante sensação de pertencimento a um grupo existente desde bem antes do nosso surgimento, e que vai durar até muito depois de nosso desaparecimento, talvez pela eternidade... a falta desse conhecimento nos deixaria desnorteados, a vida ficaria sem base, até sem sentido.

Desconfie

A História é uma grande fonte, talvez a única, de exemplos práticos sobre como o mundo funciona. Quem esquece ou desconhece o passado, mesmo o mais recente, está condenado a repeti-lo indefinidamente, para o bem ou para o mal. Mas podemos acreditar cegamente em tudo que a História nos conta ? Para que a História nos seja útil, ela tem que ser baseada em verdades. Mas sabemos que nem sempre a verdade é agradável ou lucrativa. Ouvir a verdade ou tomar conhecimento dela pode ser bem dolorido, ou prejudicial a eventuais interesses...

Conforme os interesses...

Os questionamentos, as dúvidas sobre o passado são esclarecidas por historiadores-pesquisadores-investigadores. Mas até que ponto as respostas dadas são verdadeiras ? Será que os historiadores-pesquisadores-investigadores não alteraram ou ocultaram  fatos relevantes por algum interesse pessoal ? Eles pesquisam, questionam e contestam. Seu alvo é encontrar a verdade.

Pesquisar, investigar, contestar

Os historiadores-pesquisadores-investigadores normalmente lidam com acontecimentos muito antigos. Por conta do tempo decorrido, e de interesses do momento, os registros produzidos se desgataram ou foram montados de maneira que não refletem a verdade, e consequentemente não dão as respostas adequadas, além do mais seus autores, muitas vezes já não existem mais, dificultando ainda mais o trabalho de "tradução" do passado... e obviamente não dá nem pra consultar esses autores desaparecidos, para confirmar seus relatos ou as evidências, pois como sabemos, mortos não dão notícias... Assim como nos dias atuais a narração da realidade pode ser adulterada, ou eufemisticamente falando, adaptada (vide certas emissoras de tv brasileiras...), na antiguidade (e nem tão antigamente assim..), conforme as possibilidades de maximização dos lucros, a História era contada pelo ponto de vista de quem detinha o poder, de quem o almejava, ou por seus amigos. Um exemplo bem clássico é o da antiga União Soviética: o segundo homem mais importante da Revolução Bolchevique, Trotski, teve seu nome ocultado, expurgado da história oficial do país apenas porque ele se desentendeu com o manda-chuva do momento, Lenim.

Benefício para poucos

Os países comunistas eram pródigos em adulteração de fatos. E hoje em dia os remanescentes ditatoriais ainda o são: China, Cuba, Coréia do Norte, e até a Venezuela, do bufão Hugo Chávez. Mas não somente esses. Países ditos democratas e respeitadores dos direitos individuais e sociais sempre praticam suas maracutais visando os melhores e maiores ganhos da hora, em benefício de alguns poucos...

Tenha discernimento

O Brasil é cheio de políticos honestos, autoridades acima de qualquer suspeita, pessoas bem-intencionadas... Por isso não aceite o prato pronto. Questione. Saber é muito bom, mas ter discernimento é fundamental. Pense nisso.

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

BlogBlogs.Com.Br