headerphoto

Trapaças Reais

Quem tem TV por assinatura já deve ter visto o programa Trapaças Reais do canal TRUTV. A idéia da atração é mostrar como três trapaceiros profissionais aplicam golpes reais, com relativa facilidade, em lojas, turistas, jogadores e até nos cassinos da cidade de Las Vegas, nos Estados Unidos. Mas o que é mostrado no show da TRUTV é apenas uma pequena amostra das possibilidades de prejuízos, ou lucros, dependendo de qual lado se está, causados pelas técnicas de fraudes dominadas e aplicadas intensamente mundo à fora. Na maioria das vezes basta uma boa conversa pra vítima cair na armadilha do golpista.

Trapaças

Um exemplo bastante comum de golpe é o da mulher sozinha que cai de amores por um galanteador de lábia doce e irresistível. O malandro, carismático e com voz suave, ganha a ingênua na conversa bonita, e quando consegue tirar dela até o último centavo, desaparece como um fantasma. Essa é uma situação até muito mais complicada do que outros tipos de trapaças: além do prejuízo material, fica a dor emocional de ter sido enganada por alguém por quem se nutria o sentimento de paixão.

Charme

A fraude é definida como "qualquer ato ardiloso, enganoso, de má-fé, com o intuito de lesar ou ludibriar outrem". A maioria das fraudes aplicadas ficam sem punição por conta da dificuldade de provar o ato intencional. Também os altos custos para promoção de ações judiciais desestimulam as vítimas. Além do mais, os golpistas consomem rapidamente todos os recursos adquiridos com suas fraudes, tornando muito difícil, para as vítimas, qualquer possibilidade de recuperação de algum valor. A melhor coisa para evitar cair em fraudes é não acreditar. Se uma oferta for boa demais pra ser verdade, com certeza será apenas boa demais e não será verdade.

Cuidado com dados pessoais

Proteja suas informações pessoais. Cuide bem de seus documentos, incluindo extratos bancários. Não dê informações pessoais ou financeiras sem uma razão lógica e necessária. Tenha bom senso. Alguns golpes são baseados em promessas de que investindo certa quantia, haverá retorno financeiro alto e rápido. Essa é uma situação fora da realidade: racionalmente sabemos que não existe nenhum tipo de investimento que permita altos ganhos em curtos períodos de tempo. Nesses casos sempre haverá algum tipo de manipulação ilegal.

Esquema da Pirâmide

Veja os esquemas de "pirâmides": 6 pessoas recrutam, e recebem recursos, cada uma delas, de mais 6 pessoas, acrescentando 36 pessoas à pirâmide, essas 36, recrutam, e recebem recursos, de um total de 216 outras pessoas... e por aí vai... nesse esquema, chega-se a um estágio onde não é mais possível recrutar ninguém, e a pirâmide desaba. É nessa hora que surgem os perdedores, que ficarão com todo o prejuízo. Não se apresse em acreditar em propagandas e boas recomendações. Ninguém negocia com o objetivo de distribuir dinheiro ou dividir segredos de como ficar rico.

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

BlogBlogs.Com.Br